Blogosfera: SEO, o que é? Como otimizar o blog?

Dicas para SEO, como otimizar blog, o que é SEO

Vocês sabem que eu amo vir aqui trazer dicas para vocês, né? A dica de hoje é mais uma da saga dicas para blogueiras. Já tem um quadro aqui no blog que é o "Dicas de fotografia para blogueiras" e alguns outros posts aleatórios, mas hoje a gente vai conversar um pouco sobre SEO, e eu irei dar 6 dicas para vocês otimizarem seu blog/site. Eu não sou nenhuma expert no assunto e nem estou há tanto tempo na blogosfera, mas há pouco tempo eu tenho aplicado essas dicas aqui no LP, e algumas eu até estou começando a usar, e estou percebendo grande diferença. Eu era o tipo de pessoa que mencionei na dica 1. mas agora eu venho mudando. Já renomeei todas as imagens, e aos poucos eu estou trocando as com o título "hausjas" que eu usava aqui no blog.
MAS AFINAL, NICOLY, O QUE É SEO?
SEO (Search Engine Optimization), que siguinifica "Otimização para mecanismos de busca", é basicamente o que todo blog precisa para ter um bom desempenho. SEO nada mais é do que várias técnicas reunidas, que vão ajudar o seu site a ter um bom posicionamento de páginas no resultados orgânicos, que são tráfegos que não pagamos. 

As técnicas de otimização, não é "Ah, vou fazer... e "pá", pronto, meu blog está em primeiro lugar nas buscas." Não gente, isso leva tempo. Pois bem, vamos ás dicas? 


1. Renomeie as imagens do post 
Eu sei que tem muita gente que simplesmente salva a foto com o título que já parece lá, ou como "jsaiujsi" ou por número, mas isso não vai te ajudar nem um pouquinho na hora de otimizar seu blog. Como os robots do Google leem textos, e não imagens , são elas que vão ajudar a sua página ter um bom posicionamento, e para isso é preciso salvá-las como uma descrição com palavras-chave, que tenham haver com teu post. Por exemplo, a imagem que vocês viram ao abrir esse post, está salva como: otimização-de-blog-como-otimizar-dicas-de-seo-lipstickandpolaroids.jpg. Concordo que às vezes dá uma preguiça enorme de ficar salvando imagens e renomeando-as, mas fazendo isso você vai perceber que elas ficaram mais fáceis de serem encontradas quando alguém faz uma pesquisa sobre esse assunto, e se o leitor acabar usando alguma dessas palavras-chave que você usou no título da imagem, na pesquisa, melhor ainda. 


2. Propriedade de imagem 
Outra coisa muito importante para a otimização das imagens, é a propriedade. Aqui no Blogger, quando você adiciona uma imagem na área de criação do post, e clica com o botão direito sobre ela, aparece a função "propriedades". Clica nela. 


Agora vai abrir uma caixa onde vai ter "texto do título" e "texto alternativo". O texto de título verve para quando passar alguém passar o mouse em cima a imagem, parecer o título que você digitou, que no caso pode ser o mesmo título que você colocou ao salvar a imagem. Já no texto alternativo (o mais importante), você pode adicionar uma descrição para a imagem. Então novamente, as pessoas vão achar sua puplicação mais facilmente quando fizerem uma busca por determinado assunto.

3. Palava-chave 
Vocês já devem ter percebido que as palavras-chave são bem importes para um bom SEO, né? Depois de escolher qual será o tema do post, defina sua palavra-chave (pense em palavras que você pesquisaria para achar esse assunto) e adicione-a no título da postagem. Pense em algo bem chamativo. Hora de colocar a mão na massa e adicionar adicioná-las no decorrer do texto também, mas lembre-se, tudo de forma bem natural, até porque, não só os mecanismos de pesquisas vão "ler", como seus leitores também.

4. URL do post personalizada
Outra forma de SEO, bem importante é ter uma boa URL. Normalmente, ao criar um post, ele recebe uma URL automática. Por exemplo, a URL para esse post foi essa: http://lipstickandpolaroids.blogspot.com/2017/02/blogosfera-seo-o-que-e-como-otimizar.html , mas eu alterei para /2017/02/como-otimizar-o-blog-o-que-e-seo.html, assim os mecanismos de pesquisa e o Google, vão identificar sobre o que minha postagem fala, e que encontrem-a mais rápido.

Para alterar seu link, na área de postagem, vá em > Link permanente > Link permanente personalizado e depois coloque a URL que deseja, como as palavras-chave do seu tema. 

ATENÇÃO: Mude sua URL antes de publicar o post e não altere a de posts que já foram publicados, pois quando alguém ver alguma publicação com o link antigo e clicar, vai dar erro. 


5. Links de saída
Os links de saída (links internos) são uma ótima poção para seus leitores e novos visitantes conheçam posts parecidos com o abordado, e também de fazer o SEO da sua postagem. Sempre que fizer um post, link um outro artigo, no final do post ou no decorrer do texto. Uma coisa que eu fazia, mas que agora vou mudar isso, é colocar o link no texto como "clique aqui". Ao envés de usar isso, prefira mencionar o título do post, assim o Google vai relacionar melhor sua postagem e dar melhor resultado no posicionamento nas buscas. Ah, e interligar links nas postagens ajudam a diminuir a taxa de rejeição! 


6. Vendendo o "peixe" 
Saiba como divulgar seu trabalho! Quem pensa que é só copiar o link do post e sair publicando nas redes, está redondamente enganado. Na hora de divulgar seu artigo, faça uma pequena descrição do que você fala no texto, crie meio que um diálogo com seu público, chame a atenção deles! Por exemplo, a legenda da publicação desse post na fanpage do blog foi: "SEO, que isso? É de comer? Calma miga, vnk que no post de hoje eu falei um pouquinho sobre SEO e também dei 6 dicas valiosas para você otimizar e dar mais visibilidade ao teu blog no Google! Vem conferir!". Não acham muito melhor do que: "Tem post novo lá no blog! Vem ver!"? Criando uma interação maior na hora da divulgação, as pessoas vão acabar se interessando mais, pode ter certeza! Elas vão ver, de certa forma, que você gosta do seu público, gosta de conversar com ele e já vão saber mais sobre o que você vai abordar no post. E claro, é importante usar as palavras-chave nessa chamada. Em algumas redes como o G+ é possível você dar mais ênfase à uma palavra. 
  • Para deixar em negrito adicione asteriscos antes e depois da palavra, assim: Ex. *6 dicas valiosas*.
  • Para deixar em itálico adicione underscore antes e depois da palavra, assim: Ex. _otimizar e dar mais visibilidade_.
Espero que vocês tenham gostado das dicas e que elas ajudem de verdade a melhor seu blog. Como eu disse, mesmo não sendo expert, essas são dicas bem básicas do SEO e podem ter certeza que eu pesquisei muito antes de vir compartilhar esse post com vocês. Seguindo essas dicas a risca, tenho certeza que em pouco tempo você verá a diferença! 

3 comentários:

  1. Amei as dicas, essa de colocar propriedades nas imagens, eu venho tentando aplicar aos nossos posts, mas às vezes eu esqueço. Confesso que salvo a imagem com títulos nada a ver, mas já vi que vou ter que mudar esse meu conceito!!! Beijos!!


    Boas de Papo

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  2. Adorei as dicas. Eu não fazia ideia de que renomear as fotos fazia diferença nas pesquisas. Vou começar a fazer isso. ^^
    Beijinhos

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  3. Amei o post, solucionou muito as minhas dúvidas. Muito obrigada. bjus

    Relaxa e Curte

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